casa grajaú
Local:
Colombo, PR
Ano:
2018
Área:
240m²
Status:
Construído
memória afetiva e contexto
Um casal de idosos, vindo do interior do estado, sonhava com uma casa grande e acolhedora, na qual pudesse receber toda a família em feriados e dias festivos. A demanda do projeto era um pouco incomum e deveria seguir uma configuração em dois pavimentos, conforme solicitado pelos clientes. Seriam necessários três quartos de hóspedes e um banheiro, que foram posicionados no pavimento superior, liberando o térreo para área social e a suíte do casal. Tal configuração permite que o casal realize todas as suas funções do dia a dia sem precisar utilizar a escada. Além disso, deveríamos considerar uma varanda na fachada, para atender o costume de beber chimarrão e contemplar a rua. A materialidade simples, aliada a características volumétricas específicas, tiveram peso na concepção do projeto. Aspectos importantes foram a presença de telhado, elementos em madeira e o máximo de jardim possível, estabelecendo conexão com a memória afetiva dos clientes.
Devido a dimensão comum de lote urbano - estreito na largura e com maior dimensão na profundidade -, criamos um pátio para a suíte principal, de modo a proporcionar luz e ventilação adequadas, ao passo que proporciona maior iluminação para a escada e cozinha. Além disso, um segundo pátio na porção sul do terreno foi criado como apoio à área de serviço. Paralelo a esse pátio, a pedido dos clientes, foi criada uma "rua de serviço", facilitando atividades diárias e a conexão com o lote vizinho, pertencente a filha do casal.
espacialidade
A criação do percurso a partir do hall cria uma sucessão de planos e surpreende a cada passo. Diferentes visuais compõem o trajeto enriquecido pelos diferentes pés-direitos, os quais hierarquizam os espaços, ressaltando o protagonismo da área social da casa. Além disso, a todo momento buscamos estabelecer conexão entre o interior e o exterior da residência, sempre criando visuais para o jardim. A visão imediata ao adentrar no hall é a volumetria da escada, com a luz natural banhando os espaços e trazendo o jardim para dentro. Esse foi o recurso que utilizamos para criar uma sensação de se estar presente em um contexto urbano mais tranquilo, sensação pela qual os clientes sentiam saudade do interior. Ao criar tais conexões, propusemos diversas esquadrias com boas dimensões, permitindo uma ampla entrada de iluminação natural nos espaços. Com isso, a casa assume diferentes tonalidades de luz ao passar do dia, trazendo vida e proporcionando a contemplação do passar do tempo.