ateliê inaá
Local:
Curitiba, PR
Ano:
2021
Área:
90m²
Status:
Em construção
partido e identidade
O partido do projeto buscou compreender quais as principais funções desempenhadas no ateliê, identificando o setor de modelagem e costura como protagonistas do espaço. Ao considerar a importância dessas funções, toda a configuração da planta é direcionada para uma hierarquização, voltando esses espaços para pontos de maior incidência de ventilação e iluminação natural. A lógica de produção também influencia na setorização dos ambientes, buscando maior proximidade de setores que se relacionam.
Conceitualmente, o projeto se desenvolve visando a criação de espaços com características de cenário, a fim de dar suporte às gravações de conteúdo, que são constantemente feitas dentro do ateliê. Além disso, buscamos aproximar o cliente da Inaá por meio da identificação de um espaço que está alinhado com a identidade da marca. Para tal resultado, nos dedicamos em compreender a persona da marca, realizando estudos de conceito para assimilar qual a espacialidade que buscávamos.
materialidade em diálogo com as máterias primas da marca
A materialidade do projeto cria uma analogia às peças desenvolvidas no ateliê, buscando criar um espaço sensorial e tátil, com atenção à sustentabilidade. Inspirado nos tecidos utilizados e no posicionamento da marca, elegemos como revestimento das paredes uma tinta ecológica. Feita a partir de pigmentos da terra, essa tinta cria uma base neutra e revela uma leve textura, resultante do caráter mineral do material.
O tecido utilizado pela marca é reinterpretado como revestimento no projeto na criação de um grande painel, necessário para ocultar revestimentos existentes que não dialogam com a linguagem da marca, mas, que por pedido do proprietário do imóvel, deveriam ser mantidos. O painel possui iluminação em sua estrutura e atua como uma grande luminária, destacando a silhueta das roupas posicionadas nos manequins e valorizando a modelagem das peças. A logo, bordada a mão no tecido do painel, faz referência ao forte conceito da marca, que valoriza o feito a mão.
Em complemento, outros materiais naturais, como a madeira e a cortiça, se somaram a composição por meio do mobiliário solto, trazendo a beleza da textura natural para os objetos que serão utilizados no dia a dia. Desenhamos um biombo em metal e cortiça, um móvel multi-funções que pode ser utilizado para trocas de roupas, fixação das referências da coleção ou cenário para conteúdos da marca. O espelho orgânico em latão revela o processo de produção, por possuir um formato artesanal. Além disso, o espelho está conectado a uma arara, permitindo seu uso para a exposição das principais peças da coleção. As estantes, mesas de passar e araras em estrutura metálica branca, foram todas pensadas a partir da ideia de módulo, atendendo a solicitação das clientes de que pudessem ser reaproveitadas em um novo espaço no futuro.