top of page

apartamento tg

Local:
Curitiba, PR

Ano:
2021/2022

Área:
70m²

Status:
Construído

Fotos:
Brenda Pontes

integração como palavra-chave

O partido do projeto se baseia na necessidade de integrar os espaços, transformando a cozinha em ambiente de estar, conectada com os outros espaços, e tornando-a o coração do lar. Além disso, a nova configuração do apartamento precisava adequar os espaços existentes ao modo de vida dos novos moradores, onde a casa deixa de ser utilizada somente para descanso e se torna um lugar de trabalho, estudo e convívio com a família e os amigos.

​

materialidade

O conceito se nutre de materiais simples e neutros que, quando combinados, criam uma atmosfera leve, sem excessos e atemporal. Para tal resultado, optamos por revestimentos apenas onde eram realmente necessários. Utilizamos o microcimento no piso para uma leitura monolítica do espaço, onde a ausência de rejuntes e marcação de peças cria uma base cinza quente que acolhe os outros materiais. A escolha por revestimentos em menor formato se deu em sintonia com as referências que os clientes nos trouxeram, além de estabelecer diálogo com o único revestimento que mantivemos após a reforma: o piso de taquinhos em paginação parquet nos quartos.

​

Com intuito de criar espaços minimalistas e ao mesmo tempo aconchegantes nós exploramos diferentes texturas que remetem ao artesanal. Tudo é tátil, aguça a sensibilidade ao toque e intensifica a relação dos moradores com a casa. Esse conceito ganha corpo na escolha dos revestimentos, onde o ladrilho hidráulico (instalado na cozinha e área de serviço) traz a beleza da imperfeição de peças produzidas a mão, uma a uma. Nos banheiros, optamos por revestimentos produzidos em uma das maiores indústrias do país, que fazem parte de uma linha inspirada na técnica de pintura gouache. Essa inspiração se reflete em peças com textura ondulada e grande variedade de tons, responsável por trazer uma pitada de bossa e aconchego para os banheiros.

​

O pilar foi descascado, deixando aparente a textura original do concreto do edifício e transformando um simples elemento em protagonista da sala, o que trouxe um contraste para a superfície branca e lisa das paredes.

​

Um dos desejos dos clientes para o projeto era que considerássemos na composição a inserção da cor verde. Para isso, criamos o hall de entrada como uma caixa verde marcando a entrada do apartamento. A inspiração para a tonalidade do verde mais escuro surgiu da serigrafia "Cazumba", do artista curitibano Rimon Guimarães, uma das obras favorirtas dos clientes, que ficará posicionada próxima ao pilar de concreto.

o verde como elemento inusitado
bottom of page